O Grupo Pão de Açúcar apresentou vendas de itens sazonais até 35% maiores entre os dias 1º e 24 de dezembro, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, reforço de estoque e logística especial, horários de funcionamento diferenciado, além de preços competitivos, foram os motivos para as vendas agressivas, impactado diretamente pelo cenário econômico e maior consumo de classes emergentes.
Na categoria de panetones, por exemplo, a expectativa de crescimento de 20% nas vendas foi alcançada. As vendas do bacalhau aumentaram 30% se comparado com o mesmo período de 2009. São Paulo e Rio de Janeiro foram as praças com os maiores índices, alcançando o mesmo aumento da categoria. Este ano, com um volume 40% maior, o grupo mantém a expectativa para a semana de Ano Novo – período em que tradicionalmente os peixes e carnes suínas são mais consumidos.
Já a categoria de não-alimentos, que engloba artigos de bazar, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e têxtil, registrou 15% mais vendas. Na área de bazar, os brinquedos puxaram a demanda, com 25% de aumento.
Os eletroeletrônicos e eletrodomésticos fecharam o período com incremento de 15% na demanda. Segundo o Pão de Açúcar, o carro-chefe foram os notebooks e netbooks, cujas vendas cresceram 60%, estimuladas pela migração dos desktops (computadores de mesa) para aparelhos portáteis.
Saldão do Extra
A rede Extra promove até o dia 31 de dezembro o “Saldão do Papai Leléu”, com descontos de até 50% em eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, informática, CDs, DVDs, utensílios domésticos e brinquedos. A expectativa é de alta de até 20% nas vendas em relação ao evento realizado no ano anterior. Entre os produtos com ofertas especiais estão computadores, netbooks, micro-ondas e televisores.
