O setor de supermercados paulista estima um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Neste ano, as lojas apresentam uma variedade de produtos, além de ofertas de chocolates, ovos de Páscoa e panetones trufados.
“Nas vendas de produtos de chocolates, a expectativa de crescimento é ainda maior: 15%. Com o mix diferenciado, os clientes têm experimentado e, por consequência, consumido mais”, analisa o economista da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Rodrigo Mariano.
Pescados
Os consumidores paulistas podem encontrar peixes mais baratos nos supermercados. Os motivos, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), são a estabilização do dólar, a oferta do produto no mercado interno e a desoneração de alguns itens, em vigor desde o dia 8 de março.
O valor do bacalhau, por exemplo, está até 30% menor em relação a 2012. Com a crise na Europa, que afetou países como Portugal – grande consumidor de bacalhau – o Brasil tornou-se um mercado atrativo para a venda do produto. Isso fez com que a oferta no mercado interno se elevasse e, consequentemente, os valores diminuíssem.
A desoneração de itens da cesta básica brasileira impactou nos preços dos peixes frescos ou refrigerados, exceto os filés de peixes. A sardinha foi o item que apontou maior retração no mês de fevereiro, com 8,93%, e no acumulado do ano, 7,55%.
