As vendas no comércio varejista do País cresceram 10,6% e bateram recorde no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007. É o que informou ontem o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi o melhor resultado desde o início da pesquisa mensal de comércio, em 2001.
Nove das 10 atividades pesquisadas registraram elevação nas vendas, com destaque para o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 0,4%. No primeiro semestre, o acréscimo chega a 5,9%. Para o IBGE, os fatores responsáveis por esse bom desempenho são o aumento da renda média dos trabalhadores, a estabilidade no emprego e, sobretudo, a oferta de crédito.
O resultado expressa a manutenção do ritmo de crescimento das vendas pelo quarto mês seguido. Em junho, as vendas no comércio subiram 1,3% na comparação com o mês anterior. Já em relação com o mesmo mês de 2007, o aumento foi de 8,2%. Nos últimos 12 meses, o setor varejista acumula expansão de 10,1%.