O Indicador Serasa de Atividade do Comércio apontou um crescimento de 11% no volume de vendas do comércio varejista nacional, na relação do primeiro bimestre de 2008 com o mesmo período do ano passado. O varejo especializado (eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção) registrou alta de 12,5% no período, e as vendas nos hipermercados e supermercados (varejo de alimentos e bebidas em mercearias, açougues, quitandas e distribuidores de bebidas) subiram 9% na mesma comparação.
De acordo com técnicos do Serasa, as altas no indicador refletem a expansão da oferta de crédito, os prazos mais longos de financiamento, a inadimplência sob controle, o crescimento do emprego formal (com carteira assinada) e a evolução da massa salarial. O aumento também foi observado em fevereiro deste ano na comparação com fevereiro de 2007. As vendas totais evoluíram 10,9% no período, sendo que o volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas cresceu 9,2%, e o varejo especializado registrou elevação de 12,5% no seu volume de vendas.
O Indicador Serasa mostrou, no primeiro bimestre deste ano, a permanência do bom nível de atividade econômica verificado em 2007, no País. O comércio especializado, mais dependente do crédito por envolver produtos de maior valor agregado, continua puxando o crescimento das vendas, tanto na comparação anual quanto no acumulado de 2008. O levantamento considera uma amostra de 6 mil empresas das mais representativas do varejo em todo o País.