As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar cresceram 47,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2009, totalizando R$ 7,78 bilhões. As vendas líquidas somaram R$ 6,97 bilhões, um aumento de 50,2% no período. Excluindo-se as operações do Ponto Frio, as vendas brutas e líquidas cresceram 19,9% e 23,2%, respectivamente.
No conceito “mesmas lojas” – com no mínimo 12 meses de operação -, as vendas brutas cresceram 15% em termos nominais e 9,6% em termos reais (deflacionadas pelo IPCA). Já as vendas líquidas aumentaram 18,1% no trimestre em termos nominais. Segundo a companhia, o desempenho teve impacto positivo de 1,8 ponto percentual por conta do efeito sazonal da Páscoa.
Os produtos alimentícios apresentaram crescimento em vendas brutas de 13,5% no período, com destaque para as categorias bebidas e itens de mercearia. As vendas de não-alimentos cresceram 19,5%, com ênfase para as categorias de bazar, drogarias e eletroeletrônicos.
As bandeiras que foram destaque são o Extra Hiper, o Extra Eletro e o Assaí, que apresentaram performance superior a média do grupo. “Também foi verificado um aumento no tíquete médio e tráfego de clientes em todas as lojas neste período”, disse a companhia em comunicado.
Abertura de lojas
O grupo abriu 11 lojas no primeiro trimestre, sendo um Extra Hipermercado e um Assaí no conceito “power center” (formato que atende aos consumidores de atacado e varejo, com uma loja ao lado da outra) em Palmas (Tocantins); e nove unidades do Extra Fácil em São Paulo. Além disso, uma loja do CompreBem foi convertida para o formato Assaí em Pernambuco. A empresa encerrou o trimestre com 1.089 unidades abertas.
