As vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 2,77% em fevereiro, com relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com janeiro, houve queda real de 7,1%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A queda com relação a janeiro era esperada, já que fevereiro tem três dias a menos do que o mês anterior. Ainda assim, o presidente da Abras, Sussumu Honda, considerou que este é um momento de acomodação. Segundo ele, o endividamento com as contas extras do início do ano contribui para a redução do consumo.
No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor alcançaram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010.
Cesta básica
O AbrasMercado, uma cesta de 35 produtos calculada pela GfK, registrou alta de 11,34% nos preços, passando de R$ 268,25 para R$ 298,68, na comparação com fevereiro de 2010. Já com relação ao mês anterior, houve queda de 1,74%.
As maiores altas foram em produtos agrícolas e commodities, com destaque para o tomate (10,84%). Já as quedas mais significativas foram feijão (-7,64%) e carne traseiro (-5,6%).
