No mês de fevereiro, as vendas reais do setor supermercadista cresceram 4,16%, em relação ao mesmo mês do ano passado. É o que revelou hoje (26 de março) a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, por meio do Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela entidade. Entretanto, em comparação a janeiro de 2009, houve queda de -5,37%.
Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, como o mês de fevereiro tem menos dias, é natural que haja queda em relação a janeiro. “Mas, se compararmos com fevereiro de 2008, o setor ainda apresenta um resultado expressivo, mesmo com a crise financeira internacional”, completa. No acumulado do primeiro bimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 5,37%, já deflacionada pelo IPCA do IBGE.
Vendas de Páscoa
De acordo com a Abras, os supermercadistas estão otimistas em relação às vendas da Páscoa, considerada a segunda melhor data para o setor. A pesquisa revelou que 82% efetuaram compras junto à indústria em patamares superiores ao de 2008. Apenas 18% responderam que compraram no mesmo patamar de encomendas realizadas no ano passado.
Na média, a perspectiva dos supermercadistas é de crescimento nas vendas de 10,3% na Páscoa, em comparação com 2008. À exceção de vinhos importados (queda de -2,2%), todas as cestas pesquisadas apresentaram aumento nas compras dos empresários junto aos fornecedores. São eles: peixes em geral (13%); ovos de Páscoa (8,2%); colomba pascal (6,8%); bacalhau (6,3%); bombons e chocolates (5,7%); azeites (3,2%) e vinhos nacionais (2,2%).
