As vendas do varejo registraram alta de 8,8% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2007. O dado faz parte do "Indicador Serasa de Atividade do Comércio", divulgado hoje pela entidade. Frente a março de 2007, as vendas dos hipermercados, supermercados, alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas, etc) tiveram um crescimento de 6,5%, no terceiro mês do ano, e as do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção, etc) aumentaram 11,1%. O Indicador do Serasa considera uma amostra das seis mil empresas do varejo mais representativas de todo o País.
Na comparação com o mês anterior (fevereiro), as vendas totais evoluíram 10,8%, com acréscimo de 12,2% nas vendas do varejo composto por supermercados, varejo de alimentos e bebidas, e alta de 9,5% no varejo especializado. De acordo com os técnicos do Serasa, mesmo com fevereiro tendo um dia a mais por ser ano bissexto, março apresentou cinco sábados, o que favoreceu a evolução das vendas do varejo, apesar da Semana Santa. O real valorizado alavancou as vendas de alimentos e bebidas típicos da Páscoa, que são, em sua maioria, importados.