As vendas do comércio varejista caíram -0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro do ano passado, as vendas aumentaram 9,6%. No ano, até outubro, as vendas do setor registraram variação de 9,6% e em 12 meses, de 9,1%.
Entre as atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE em outubro, na comparação com o mês anterior, houve queda apenas em hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,6%), segmento que tem maior peso na pesquisa. Ainda nessa base de comparação, foram registradas expansões em combustíveis e lubrificantes (1,8%), tecidos, vestuário e calçados (2,8%), móveis e eletrodomésticos (1,3%) e veículos, motos, partes e peças (2,8%). No comércio em geral, houve queda de 0,2% nas vendas em outubro ante setembro.
Por outro lado, todas as atividades investigadas mostraram expansão, em outubro, na comparação com igual mês do ano passado: combustíveis e lubrificantes (6,5%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%), tecidos, vestuário e calçados (14,5%), móveis e eletrodomésticos (13,5%), artigos farmacêuticos e medicamentos (11,9%), equipamentos e materiais para informática e escritório (38,7%), livros, jornais e papelaria (16,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,8%, inclui lojas de departamento).
No comércio varejista ampliado, cujas atividades são pesquisadas mas não entram no cálculo total da pesquisa, já que incluem atacado e varejo, houve forte crescimento, ante outubro de 2006, em veículos, motos, partes e peças (29,9%) e material de construção (17,1%).
Fonte: Diário Catarinense