As vendas do grupo Wal-Mart abertas nos Estados Unidos há um ano avançaram 3,9% em maio. O aumento exclui as vendas de combustíveis – se fosse incluído esse item, o faturamento aumentaria 4,4% no mesmo período. A evolução das vendas é utilizada freqüentemente nos Estados Unidos como indicador da saúde da economia nacional, dada sua grande penetração na distribuição no varejo do país.
As vendas totais somaram US$ 31,036 bilhões no mês passado, superando em 9,8% os US$ 28,258 bilhões obtidos em intervalo semelhante de 2007. Para junho, a companhia estima elevação de 2% a 4% nas vendas dos supermercados em operação há pelo menos um ano nos Estados Unidos.
Os produtos mais consumidos pelos norte-americanos no mês passado foram os alimentos, produtos para saúde e objetos de entretenimento, como televisores de tela plana, computadores e produtos digitais.
Quanto às vendas internacionais, a rede destacou o aumento registrado no Brasil, Reino Unido e China. De acordo com o presidente e executivo-chefe, Eduardo Castro-Wright, isso se deve à estratégia de liderança em preços aplicados em todas as lojas. O Dia das Mães e os resultados do Todo Dia no Nordeste e dos hipermercados nas regiões do Sul e Sudeste do País foram os responsáveis pela boa performance brasileira. Além desses países, o Wal-Mart possui unidades na Argentina, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Porto Rico, Canadá e Japão.