Segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), as vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 2,17% no ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Se levarmos em consideração apenas o mês de maio, as vendas apresentaram alta de 5,43% na comparação com o mês anterior e alta de 4,28% em relação a maio de 2012.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 5,82% em relação a abril e, se comparadas a maio do ano anterior, a alta foi de 11,04%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 8,76%. Embora as perspectivas para a economia brasileira, como um todo, não sejam muito animadoras (o boletim Focus, nesta semana, previu crescimento de 2,46% para o PIB em 2013), o resultado de vendas de maio mostra que, após as oscilações sazonais dos primeiros quatro meses do ano, o setor de supermercados continua apresentando resultado positivo.
“O mercado de trabalho – ainda aquecido – e o ganho de renda real do trabalhador continuam impulsionando as vendas do setor”, afirma o presidente da ABRAS Fernando Yamada. “Apesar da alta do dólar e dos últimos números previstos para o PIB, continuamos com a mesma perspectiva otimista, mas moderada, com a qual iniciamos o ano, e esperamos um segundo semestre ainda melhor em vendas”, conclui.
A previsão da ABRAS é que o setor de supermercados cresça 3,5% em vendas este ano, em comparação ao ano passado.
