No mês de julho, as vendas dos supermercados brasileiros cresceram 10,43%, em comparação a julho de 2007. É o que divulgou hoje a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, por meio do seu Índice Nacional de Vendas. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o resultado alcançou 8,91%.
Em valores nominais, o indicador apresentou crescimento de 17,46% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e alta de 4,16%, em relação a junho de 2008. O acumulado nominal durante os sete primeiros meses de 2008 alcançou 14,67%.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, afirma que os supermercados vêm apresentando um forte crescimento nas vendas, em comparação ao ano de 2007, motivado pelo aumento real na renda da população brasileira e nos preços das commodities, principalmente do gênero alimentício. “No entanto, já é possível sentir uma desaceleração no aumento de preços dos alimentos. A expectativa é que isso se mantenha nos próximos meses”, completa.
Perdas no varejo
As perdas no varejo supermercadista alcançaram 2,15% do faturamento em 2007, que foi de R$ 136,3 bilhões. O resultado mostra um ligeiro aumento de 0,18 ponto percentual em relação ao índice apurado em 2006, que foi de 1,97%. É o que revela pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com o PROVAR/FIA e a empresa Felisoni & Associados.
De acordo com o estudo, a principal causa de perdas continua sendo as quebras operacionais (43,2%) – um aumento em relação a 2006, quando o índice foi de 40,7%, seguido dos furtos internos (21,4%) e furtos externos (15,9%). No entanto, os supermercados estão agindo para prevenir o problema: 82,1% das empresas possuem área de prevenção de perdas.