O Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje (27 de novembro) pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, apontou em outubro um crescimento de 11,48% nas vendas reais dos supermercados brasileiros, em comparação com o mesmo mês de 2007. Em relação a setembro, também houve alta de 6,62%. No acumulado do ano, o resultado real alcançou 9,19%.
Segundo a entidade, o resultado positivo foi influenciado pelo efeito calendário – o mês teve 31 dias contra 30 em setembro – e pela venda do Dia das Crianças. “Os principais produtos vendidos pelos supermercados, como alimentos, bebidas, perfumaria e limpeza, são mais sensíveis a alterações na renda do consumidor, e não ao fator crédito, que é o principal atingido pela crise financeira internacional. Isso ajuda a explicar por que o setor ainda não sentiu os efeitos da crise”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 7,10% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a outubro de 2007, houve um aumento de 18,63%. No acumulado de janeiro a outubro, as vendas cresceram 15,30%.
Cesta básica
O preço da cesta básica no mês de outubro foi de R$ 257,90, com uma variação de 2,35% em relação a setembro, que foi de R$ 251,99. Os produtos com as maiores altas foram a farinha de mandioca (13,18%); a margarina (8%) e o pernil (7,04%). Já os produtos com as maiores quedas foram a cebola (-11,75%); a farinha de trigo (-3,36%) e ovos (-3,30%).