O Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE) no conceito de mesmas lojas – que consideram as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou elevação de 4,49%, de janeiro a agosto de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Em agosto houve ligeira alta de 0,13% em relação a agosto do ano anterior, e em comparação com julho deste ano houve ligeira retração de 6,05%.
No conceito mesmas lojas o crescimento nas vendas só não foi maior diante da inflação, que reduziu ao longo do ano o poder de compra da população, refletindo em queda no consumo. A inflação mais moderado ao longo do segundo semestre deve auxiliar no processo de retomada do ritmo de consumo, porém, em um ritmo menor do que foi verificado ao longo de 2013. Vale ressaltar que o mês de agosto, contou com cinco finais de semana completos, e isso contribuiu para uma evolução mais favorável em relação ao mês de julho (6,05% de crescimento nas vendas). Porém, em relação a agosto de 2013 o desempenho não foi favorável, e a inflação teve um papel fundamental para neste resultado.
Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado – houve elevação em 2013 de 6,40%. Em agosto houve alta de 2,47% em relação a agosto de 2013. E alta de 6,25 % em relação a julho de 2013. O setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente ao longo dos últimos anos diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do consumo de parcela de população que não tinha até então acesso a diversos bens de consumo. Vale ressaltar que mesmo em ritmo desacelerado o emprego se mantém em níveis elevados, embora a renda disponível já seja afetada negativamente pela inflação mais elevada e persistente ao longo do tempo. Assim, constata-se uma desaceleração do comércio varejista, o que também ocorre no setor supermercadista.
O Faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) no acumulado de 2014 em relação ao mesmo período de 2013 apontou aumento de 3,14% no conceito de mesmas lojas. Em agosto a alta foi de 0,11% em relação a agosto de 2013 e houve alta de 5,53% em relação a julho. No conceito de todas lojas houve elevação de 5,03% de janeiro a agosto em relação a janeiro agosto de 2013. Em agosto a alta foi de 2,46% em relação a agosto de 2013 e houve alta de 5,73 % em relação a julho.
O Faturamento nominal dos supermercados no estado de São Paulo no acumulado de janeiro a agosto de 2014 em relação a 2013 teve alta de 9,52% no conceito de mesmas lojas. Em agosto a alta foi de 6,63% em relação a agosto de 2013 e houve alta de 5,80% em relação a julho. No conceito de todas lojas houve alta de 11,54% de janeiro a agosto em relação a 2013. Em agosto a alta foi de 9,13% em relação a agosto de 2013 e houve alta de 5,99% em relação a julho.
Os resultados do setor supermercadista ao longo de 2014 aponta um desempenho favorável, porém a um ritmo mais moderado quando comparado com os anos imediatamente anteriores. No entanto, quando comparado com outras atividades econômicas e até mesmo quando comparado ao PIB brasileiro o setor supermercadista apresenta desempenho mais favorável, reflexo do aumento do consumo da população ao longo dos últimos anos. Caso a inflação não mostra sinais mais evidentes de desaceleração com reflexos na redução de preços, o desempenho do setor supermercadista neste ano deve ser de, aproximadamente, 2% em relação a 2013. Em um cenário otimista, com redução da inflação e retomado do consumo das famílias, o setor tende a registrar crescimento próximo de 4% em relação a 2013.
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
