As vendas reais do setor supermercadista cresceram 8,56% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2009. De acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em relação a dezembro, principal mês de vendas do setor, o faturamento caiu 21,74%.
Para Sussumu Honda, presidente da Abras, a expectativa de boas vendas nos supermercados está atrelada ao aumento da massa salarial dos trabalhadores na indústria e em outros setores da economia. “Ainda existe no Brasil uma demanda reprimida pelo consumo de alimentos. Temos uma nova classe C, que acabou de migrar da classe D, e tem um potencial enorme para acrescentar novas categorias de produtos ao seu carrinho. Também há a ascensão social das classes D e E, que devem, rapidamente, aumentar a compra de bens de consumo não-duráveis, como os alimentos”, avalia.
Cesta básica
Em janeiro, a cesta de produtos de largo consumo analisada pela GfK, apresentou alta de 0,89% em relação a dezembro passado. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, apresentou queda de 0,12%, passando de R$ 264,16 para R$ 263,84. Os itens com as maiores altas foram a batata (21,35%), o açúcar (4,62%) e o leite longa vida (2,73%), enquanto as maiores quedas ficaram com o tomate (-14,36%), a cebola (-10,07%) e o óleo de soja (-3,54%).
