Neste ano, o varejo eletrônico deverá faturar cerca de R$ 8,5 bilhões, o que representa um aumento de 35% em relação a 2007. É o que prevê a E-bit, empresa de pesquisa no comércio eletrônico, que avalia a mudança de hábito do consumidor como o fator responsável pelo crescimento. Além de terem aumentado o gasto médio com as compras on-line – de R$ 298 passou para R$ 324 no primeiro semestre – os consumidores adquiriram produtos de maior valor, como roupas e móveis.
De acordo com a E-bit, uma boa notícia para os clientes internautas é a queda de 12% nos preços dos produtos vendidos pela Internet, ocasionada pela
desvalorização do dólar. Segundo a empresa, 11,5 milhões de consumidores compraram pelo menos um item pela Internet até junho, o que representa 25% do total de internautas no País.
O bom resultado do varejo virtual representa um estímulo para que mais empresas façam planos de inaugurar um portal de vendas ainda este ano. Um exemplo vem da rede Wal-Mart, com foco na venda de produtos eletroeletrônicos.