As consultas ao SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que medem a intenção de compras a prazo, em São Paulo – o maior mercado consumidor do País – cresceram 1,4% em novembro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da ACSP – Associação Comercial de São Paulo.
Já em relação a outubro deste ano, o SCPC registrou queda de 4,5%, enquanto o SCPC/Cheque (vendas à vista) teve alta de 4,7%, o que indica uma tendência de avanço nas vendas à vista. Segundo a entidade, a inadimplência continua sob controle em novembro, repetindo os meses anteriores.
Para o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, Emílio Alfieri, o desempenho do comércio deverá favorecer mais os setores de semi-duráveis, como roupas e calçados, e não-duráveis, como alimentos, uma vez que os setores de veículos e eletroeletrônicos, que mais dependem de financiamentos, deverão sofrer mais o efeito do crédito escasso.