O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados), no conceito todas as lojas, registrou crescimento de 5,33% no acumulado de 2011 em relação a 2010. Quando comparado o desempenho do mês de dezembro de 2011 com dezembro de 2010, o crescimento é de 4,21%. Já na comparação mensal, entre dezembro e novembro a alta é de 24,17%.
Já o faturamento real dos hipermercados no Estado registrou alta de 30,01% em dezembro em relação ao mês de novembro. No acumulado de 2011 houve crescimento de 0,75%, e em comparação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 1,62%.
O bom desempenho está associado aos efeitos já verificados em anos anteriores, como o aumento do emprego e da renda, que favorecem o aumento do poder de compra da população. Além disso, as compras de fim de ano impulsionam todo o comércio varejista, e neste caso particular, o comércio supermercadista.
Somados, o faturamento real do setor registrou crescimento de 2,58% em 2011. Na comparação com mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 2,61%, e na comparação mensal houve crescimento de 27,62%.
De acordo com o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira, a acomodação no ritmo de crescimento do setor deve ocorrer de maneira gradual, já que parcela significativa das classes C, D e E continua a elevar o seu poder de compra, e, diante de um cenário anterior de demanda represada, deve sustentar o crescimento de diversas categorias de produtos, o que, consequentemente, será fator importante que impulsionará o setor supermercadista nos próximos anos.
Mesmas lojas
No conceito mesmas lojas – abertas há pelo menos um ano – o crescimento dos supermercados no acumulado de 2011 foi de 7,47%. Já os hipermercados apontaram desempenho de 0,47% no mesmo período. A realização de compras menores tem se intensificado ao longo dos últimos anos, impulsionando as vendas dos supermercados. Isso se dá pelo fato do consumidor efetuar compras com mais frequência, escolhendo formatos que possibilitam agilidade na hora da compra”, afirma o diretor Moreira.
