O volume de vendas do varejo subiu 12,2% em fevereiro, se comparado ao mesmo período de 2007. Esta é a maior taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2001. É o que divulgou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice acumula ganhos de 12% e 10,2%, nos últimos doze meses. Na comparação com janeiro, as vendas tiveram queda de 1,5%. Foram as primeiras baixas após três meses de altas. Tanto as vendas (2,2%) quanto a receita nominal (2,6%) haviam subido em janeiro.
Em fevereiro sobre janeiro, apenas três dos dez setores de comércio pesquisados tiveram queda nas vendas, sendo eles artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,9%); e tecidos, vestuário e calçados (-4,0%). Na comparação com fevereiro de 2007, todas as atividades cresceram em vendas, com destaque para o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com avanço de 7,2%. Para o IBGE, esse desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente não só do crescimento da massa de salários como da expansão do crédito.