O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados), no conceito mesmas lojas, teve queda de 4,19% em junho na comparação com maio. As manifestações foram responsáveis por uma quantidade menor de lojas abertas e, portanto, afetaram as vendas. Aliado a isto, as expectativas de vendas nos dias de jogos da Copa das Confederações de Futebol não se concretizaram e, consequentemente, não tiveram impacto positivo. Por fim – e não menos importante -, a inflação e o menor ritmo da atividade econômica no Brasil já influenciam o poder de compra da população – o que, de alguma maneira, impacta na decisão de consumo das famílias.
As vendas nos supermercados paulistas apontam uma desaceleração em 2013 se comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho de 2012, o crescimento do setor foi de 6,93% contra junho de 2011. E, no acumulado do ano, havia sido de 5,19% – contra 0,74% neste primeiro semestre de 2013. Ou seja, muito aquém do esperado – fruto do desaquecimento da atividade econômica brasileira. Vale ressaltar que mesmo com o crescimento nominal do setor, a inflação corroeu o faturamento do setor supermercadista neste primeiro semestre.
No conceito todas as lojas, o mês de junho apresentou uma queda de 4% em comparação a maio. Na comparação anual, houve elevação de 4,7% em junho se comparado ao mesmo mês de 2012. E, no acumulado de janeiro a junho, a elevação ficou na ordem de 1,89% ante ao mesmo período do ano anterior.
No mês de junho, levando-se em consideração o conceito mesmas lojas, o faturamento nominal dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou retração de 4,32% em relação a maio. Em relação a junho de 2012, houve alta de 12,86%. Já no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior, a alta é de 12,56%. No conceito todas as lojas, o mês de junho apresentou queda de 4,14% em relação a maio. Se comparado a junho de 2012 houve alta de 15,06%. E, no acumulado de janeiro a junho, a elevação chegou a 13,85% contra o mesmo período do ano anterior.
Os resultados verificados no primeiro semestre de 2013 estão diretamente relacionados ao comportamento das variáveis de emprego e renda, que continuam contribuindo para o desempenho das vendas do setor supermercadista. No entanto, a inflação é um fator que afeta todo o comércio varejista – incluindo o setor supermercadista – , que, por meio da perda do poder de compra da população, verifica um crescimento no volume de vendas em ritmo mais moderado do que em períodos de inflação estável.
