As vendas reais do setor supermercadista cresceram 13,60% em abril, se comparadas com o mesmo período do ano passado e 7,17% em relação a março, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quarta-feira (25 de maio). No acumulado dos quatro primeiros meses, as vendas no autosserviço tiveram alta de 5,50%, em comparação com igual período de 2010.
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Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 21% no mês passado em relação a abril de 2010 e alta de 8% sobre março deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros quatro meses de 2011, chega a 12,08% se comparado com o mesmo período do ano passado.
“O excepcional resultado das vendas de abril em relação ao mesmo mês do ano anterior é uma consequência da Páscoa, que em 2010 caiu em março”, comentou o presidente da associação, Sussumu Honda, que enfatizou ainda a importância do feriado no calendário do varejo. “A Páscoa é considerada o segundo melhor momento de vendas para o setor, só perdendo para o Natal”, disse.
AbrasMercado
A entidade também divulgou nesta quarta-feira o AbrasMercado, que, em parceria com a GfK, analisa a variação de preços de 35 produtos consumidos em larga escala. De acordo com o levantamento, a cesta de itens subiu 1,05% no mês passado em relação a março e 7,59% em comparação com abril de 2010, passando de R$ 279,32, para R$ 300,52. No acumulado dos últimos doze meses, o AbrasMercado apresentou queda de 2,12%.
Os produtos com as maiores altas em abril foram batata (28,04%), cebola (14,73%), feijão (5,27%) e extrato de tomate (5,18%). Já os produtos com as maiores quedas foram tomate (-14,63%), açúcar (-2,24%), farinha de mandioca (-1,70%) e queijo muçarela (-1,56%).
Fonte: Abras
