O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo registrou crescimento em julho de 3,14% em relação a junho. Dois fatores devem ter contribuído para o resultado positivo, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS): um dia útil a mais no mês e o chamado “efeito férias”, que impulsionou a venda de alimentos e bebidas.
“O crescimento das vendas no conceito todas as lojas tem relação direta com o crescimento orgânico de uma empresa, como a abertura de novas unidades. Já no conceito mesmas lojas, a alta nas vendas está relacionada com o aumento na quantidade comprada pelo consumidor, o que de fato vem se verificando ao longo dos últimos anos”, explica o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
Segundo o diretor, o aumento do salário mínimo, aliado ao momento favorável no mercado de trabalho ao longo do primeiro semestre proporcionou o aumento da renda e do poder de compra do consumidor. “Isso deve ter impactado ainda mais positivamente as vendas”, afirma. Na comparação anual, houve aumento de 0,98% e expansão de 6,19%.
Veja aqui a íntegra do Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) do mês de julho.
