O aumento da renda do brasileiro ajudou no crescimento das vendas no setor. É o que aponta o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS/APAS) do último mês, calculado pelo departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Mais uma vez, a pesquisa mostrou crescimento, totalizando 3,63% neste primeiro semestre de 2012.
“O setor supermercadista continua com desempenho favorável, principalmente quando comparado a outras atividades econômicas do País, até mesmo quando comparado ao PIB. Isso é reflexo da elevação do salário mínimo, do crescimento do emprego e da renda”, afirma o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados), no conceito todas as lojas, registrou em junho crescimento de 3,03% em relação ao mesmo mês do ano passado. No conceito mesmas lojas – que consideram as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – o crescimento foi de 6,96%.
“O crescimento das vendas no conceito mesmas lojas está diretamente relacionado ao aumento na quantidade comprada pelo consumidor. Esse fenômeno, de fato, vem se verificando ao longo dos últimos anos. Já no conceito todas lojas, o crescimento das vendas também se dá pelo crescimento orgânico de uma empresa, ou seja, a abertura de lojas, por exemplo”, explica o economista.
O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor no Estado de São Paulo. A pesquisa é feita com hipermercados e supermercados do Estado, que possuem 85% de representatividade no setor.
“As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado”, conclui Moreira.
Confira aqui a íntegra do Índice de Vendas dos Supermercados do mês de junho.
