O setor supermercadista apresentou um crescimento de 8,63% nas vendas de fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a alta nos lucros se deve ao consumo das famílias continuar em crescimento, além de existir uma migração de compra para produtos de maior valor agregado.
A Abras também mostrou que uma cesta de 35 produtos (alimentos, limpeza e beleza) apresentou variação nominal de -0,08% e real de -0,57%, no mês de fevereiro, em relação a janeiro de 2008. Já em comparação ao mesmo mês de 2007, a alta nominal foi de 16,35%, e a real, de 11,22%. O valor da cesta passou de R$ 199,21, em fevereiro de 2007, para R$ 231,78 no mês passado.
As maiores altas em fevereiro, em relação a janeiro, ficaram com óleo de soja (12,24%), cebola (8,03%) e biscoito maisena (7,41%). As maiores quedas, na mesma comparação, foram registradas no preço do extrato de tomate (-35,68%), da batata (-13,69%) e do frango congelado (-6,79%).
A entidade fez um ranking com as marcas que mais vendem por faturamento. Em margarina diet e light, a marca Qualy, da Sadia, que mantinha a segunda posição, subiu para a primeira. Já no segmento de cerveja, a Skol manteve a liderança e a Antarctica subiu do quarto para o terceiro lugar, enquanto que em iogurte em camadas, a marca Paulista – que pertence à Danone -, assumiu a primeira colocação.