As vendas reais no setor supermercadista cresceram 9,28% no mês passado em relação a fevereiro, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com o mesmo período de 2010, o aumento foi de 1,94%, enquanto no acumulado do primeiro trimestre a alta chegou a 2,79%.
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“O crescimento das vendas no mês de março em relação ao mês anterior se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado dos primeiros três meses, a tendência de crescimento se manteve, mas com menor impacto. Era um resultado esperado, uma vez que neste ano o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril”, diz Sussumu Honda, presidente da Abras.
Em 2010, o setor supermercadista brasileiro cresceu 7,5% e faturou R$ 201,6 bilhões, o equivalente a 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
O Estado de São Paulo responde por cerca de 31% do setor no Brasil, o que dá um faturamento de R$ 60 bilhões. Isso equivale a 1,7% de participação no PIB do País.
Cesta
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, apresentou queda de 0,43% nos preços em março em comparação com fevereiro, passando para R$ 297,39. Na comparação com março de 2010, o valor da cesta avançou 8,35%, segundo a GfK, Os itens com maiores altas foram cebola (+22,56%), batata (+17,94%) e tomate (+11,93%). As maiores quedas no mês passado ficaram com biscoito maisena (-4,22%), pernil (-3,95%) e feijão (-3,53%).
