Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu apenas 0,9% em 2012, as vendas nos supermercados paulistas tiveram alta de 6,6%. Os dados, já deflacionados pelo IPCA/IBGE, foram apurados pelo Índice de Vendas nos Supermercados (IVS/APAS), da Associação Paulista de Supermercados (APAS), com lojas em funcionamento há pelo menos 12 meses.
“O setor vem crescendo nos últimos cinco anos acima do PIB, e se firma cada vez mais como gerador de emprego e renda, e impulsionador da atividade econômica”, afirma o presidente da APAS João Galassi. A expectativa para 2013 é de que haja aumento de 5% nas vendas, superando mais uma vez as projeções do PIB brasileiro.
Aumento do consumo
De acordo com a pesquisa da APAS, o crescimento das vendas no conceito “mesmas lojas” está relacionado diretamente ao aumento do consumo, favorecido pelo aumento de trabalho e de renda da população.
“O setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente, diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do consumo de uma parte da população que antes não tinha acesso a diversos bens”, afirma o presidente da APAS João Galassi. Já no conceito todas as lojas (que inclui lojas abertas ao longo do ano), o setor cresceu 4,8% em 2012, quando comparado a 2011.
Segundo o departamento de Economia e Pesquisa da APAS, para que o PIB nacional cresça a a taxas mais elevadas deve-se intensificar o investimento produtivo, principalmente, o investimento em infraestrutura. Isso impulsionaria a economia como um todo, aumentando o emprego e a renda e dando continuidade a um crescimento sustentado do consumo da população.
