O setor supermercadista paulista continua em crescimento, com faturamento 3,4% maior de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Na comparação anual (agosto de 2012 contra agosto de 2011), o crescimento é ainda maior: 4,49%.
Os números apontados são resultado do Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), calculado mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Somente neste mês de agosto, a pesquisa constatou crescimento de 1,57% no faturamento do setor em relação a julho. Os dados já estão deflacionados pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), considerando a inflação do período.
“Aumento da renda, do emprego e elevação do poder de compra são fatores que favoreceram o faturamento nestes primeiros meses de 2012. A expectativa para o fim do ano é otimista, com aproximadamente 5,5% a 6% de alta em relação a 2011”, projeta o diretor de Economia e Pesquisa da APAS Martinho Paiva Moreira. “O mercado interno não foi afetado de maneira expressiva pela crise mundial, principalmente no setor alimentício. Assim, o setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente”, conclui.
Índice APAS
O Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no Estado de São Paulo, por meio da evolução do faturamento dos hipermercados e supermercados. O estudo analisa 85% das lojas, e inclui dois conceitos: mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado).
Confira aqui a íntegra do Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) de agosto.
