Por mais que as pessoas estejam comprando mais pela Internet, as lojas de rua e shopping ainda são, de longe, as principais fontes de receitas para as varejistas. O assunto foi tema de uma das palestras da NRF 2015, principal evento de varejo do mundo, realizado no período de 11 a 14 de janeiro, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. As informações são da GS&MD.
“Antes de tudo, é bom lembrar que as lojas físicas são responsáveis ou são envolvidas em 95 % das compras”, disse Baljit Dail, CEO da JDA Software, fornecedora de tecnologia para grandes varejistas, durante o evento.
Segundo dados da JDA, 78% dos consumidores compram em lojas físicas, pois consideram que nada supera a experiência. “Uma quantidade enorme de pessoas pesquisa online os preços, mas isso não quer dizer necessariamente que o negócio é fechado no mundo eletrônico”.
Mais poder
Para os varejistas, apesar da tendência de ter de vender por meio de multicanais, é ainda nas lojas físicas que os clientes criam relação com as marcas e acabam gastando mais. Por consequência, investir mais e melhor nas lojas é cada vez mais estratégico para o varejo.
“Num passado recente, os futurólogos diziam que todo o varejo seria digital e que as lojas virariam showrooms”, diz Alexandre Van Beeck, sócio diretor da GS&MD.
“O fato é que a tecnologia deu mais poder às lojas físicas, o que vai provocar ainda muitas mudanças no mercado”.
É nisso que apostam, por exemplo, marcas como a americana IKEA, que vai abrir 120 lojas nos próximos anos. E como a Lojas Americanas, que já anunciou, em novembro, o plano de inaugurar mais 800 pontos no Brasil pelos próximos cinco anos.
“É claro que ir ao show (comparado a comprar a escutar uma música em casa) fica marcado na memória da pessoa para sempre. Ir a uma loja é um ritual parecido”, afirmou o presidente da Levi’s, James Curleigh, durante o evento.
O presidente da APAS, Pedro Celso, marcou presença no evento, a fim de conhecer as tendências do varejo mundial e agregar ainda mais valor aos serviços prestados aos associados. Para mais informações sobre a NRF Retail’s Big Show, acesse o portal http://bigshow15.nrf.com/?utm_source=NRF.com&utm_medium=bean&utm_campaign=MK_AN15
FONTE: Exame Online e Supermercado Moderno