Para atender ao crescimento das vendas pelo formato do comércio eletrônico (e-commerce), supermercados como Sonda, Angeloni, Wal-Mart e Grupo Pão de Açúcar criam ações para impulsionar seu sistema de entregas, como a unificação de uma central de entregas ou até mesmo a aquisição de frota própria para não depender do serviço terceirizado. Desta maneira, as empresas acreditam que irão se diferenciar da concorrência, já que a entrega em domicílio (delivery) toma cada vez mais espaço no varejo como canal de venda, representando em alguns casos tíquete médio quatro vezes superior ao das compras feitas nas lojas. Além disso, ajuda a divulgar ofertas e as suas próprias marcas.
A rede de supermercados Sonda, com 15 unidades e que oferece delivery desde 1994, obteve um crescimento, no ano passado, de 51% em relação a 2006, nas vendas por esse canal. O diretor financeiro, Roberto Moreno, afirma que é mais fácil fidelizar clientes que fazem compras pela Internet para recebê-las em casa, e percebe que o perfil dos clientes está mudando. "Ao efetuarem as primeiras compras, eles voltam a utilizar o site principalmente para comprar produtos que já conhecem, e gastam mais, já que o tíquete médio é de R$ 300,00", completa.
Nos supermercados Angeloni, que possui 19 unidades, a venda pela Internet ocorre desde 1999, e, a partir de 2006, a rede também passou a vender por telefone. Para o gerente de Comércio Eletrônico da Angeloni, Edson Doria, a previsão para 2008 é ficar acima dos patamares alcançados nos anos anteriores, aproveitando o aumento do número de internautas e o uso de banda larga.
Já as grandes redes, como Pão de Açúcar e Wal-Mart, separaram a área em dois segmentos. No primeiro, há o Pão de Açúcar Delivery (alimentos) e o Extra.com (não-alimentos), e no segundo, Home Delivery e o e-commerce, que oferece produtos eletroeletrônicos e de informática. No Pão de Açúcar, por exemplo, as vendas por esse canal cresceram 90% no ano passado, em relação a 2006.
Fonte: Jornal DCI