No primeiro semestre deste ano, as vendas pela internet totalizaram R$ 2,6 bilhões, com crescimento nominal de 49% sobre o mesmo período de 2006. A pesquisa da e-bit, que acompanha o comércio eletrônico nacional, não inclui as vendas de passagens aéreas, automóveis e sites de leilão.
Um dos motivos foi o maior volume de vendas, que teve crescimento de 45%, impulsionado pelos novos consumidores. No final do ano passado, 7 milhões de pessoas já tinham feito pelo menos uma compra pela internet. Até o mês passado, já eram 8 milhões.
Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, afirma que a confiança no canal vem aumentando, e a indicação de amigos influencia nessa percepção. Outro fator importante foi o aumento da freqüência de compras pelos consumidores usuais, que também passaram a escolher produtos mais caros. A média do valor gasto nas lojas virtuais no semestre foi de R$ 296, 3% a mais do que em 2006.
Maio aparece como o melhor mês do período, por causa do Dia das Mães, respondendo por 19% do faturamento.
Para todo o ano, a projeção é que a movimentação chegue a R$ 6,4 bilhões, com alta de 45% sobre 2006. No segundo semestre, está concentrada a maioria das vendas, em parte por causa do Natal. No ano passado, o período de 15 de novembro a 23 de dezembro respondeu por 18% do faturamento.
Fonte: Folha de São Paulo