As vendas dos supermercados catarinenses fecharam os sete primeiros meses do ano com aumento de 3,07% em comparação com o mesmo período do ano passado. Na relação entre julho deste ano e o mesmo mês de 2006, o crescimento foi de 4,3%.
A relação entre julho deste ano e junho, porém, foi negativa em 0,41%. Os números foram apurados em pesquisa realizada pela WB Telecom para a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) junto a 50 das principais empresas do setor em todas as regiões do Estado.
A projeção dos empresários é que o bom momento continue pelo menos até o final do ano. Segundo o presidente em exercício da Acats, Júlio César Lohn, a estabilidade dos preços trouxe benefícios para consumidores e empresários, que conseguiram planejar melhor suas estratégias de negócios. O diretor-presidente dos supermercados Giassi, Zefiro Giassi, disse que está otimista que esse crescimento permaneça.
– Nossa perspectiva é que os números sejam ainda melhores no fechamento do ano.
A campanha de aniversário dos supermercados Imperatriz, que iniciou em julho, ajudou no crescimento de 5,8% nas vendas no mês passado, destacou o diretor de marketing e expansão, Vidal Lohn Filho.
– Os alimentos puxaram este resultado, principalmente as carnes, cereais nos hortifrutis.
Águas com sabor estão entre os mais vendidos
No Hippo, a alta no mês de julho – na comparação com o mesmo mês de 2006 – foi de 9%. O negociador da rede, Sidnei Pravatto, revelou que as águas com sabor, os produtos orgânicos e os cafés diferenciados começam a despontar como grandes destaques de vendas.
– Por serem produtos com maior valor agregado, eles ajudam a aumentar o faturamento.
O carrinho de compras do aposentado Osni Vieira de Souza ficou mais cheio nos últimos meses.
– Fora o leite, credito que os preços estejam razoáveis e aproveito as promoções.
No cenário nacional, as vendas reais dos supermercados tiveram alta de 4,21% em julho deste ano na comparação com mesmo mês de 2006, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a junho deste ano, houve um aumento de 1,08%. No acumulado do ano, as vendas reais do setor apresentam crescimento de 6,63%.
O presidente da entidade, Sussumo Honda, explicou que o desempenho dos supermercados se mantém forte, mas em ritmo de crescimento menor do que no primeiro semestre porque a recuperação do setor teve início no segundo semestre do ano passado.
Fonte: Diário Catarinense