Supermercadistas associados à APAS tiveram uma grande experiência em Chicago, nos Estados Unidos. Além de conhecer as maiores redes de supermercados do País, eles participaram de uma palestra na sede da Nielsen, que trouxe o embasamento teórico para a análise do setor supermercadista americano, exemplo mundial em inovação.
“O que mais chamou a atenção foi a organização e a variedade de produtos nas lojas. É impressionante a quantidade de produtos de alimentos prontos. A nossa realidade é outra, mas certamente essa experiência renderá em boas ideias para o setor supermercadista brasileiro”, contou o diretor de Regionais e Distritais da Associação Paulista de Supermercados Palimércio de Luccas, um dos integrantes da caravana com mais 30 supermercadistas.
A viagem foi dinâmica. Eles chegaram na cidade no sábado (8 de junho) e retornaram a São Paulo na manhã de quarta-feira (13 de junho), durante o feriado de Corpus Christi. Lá, conheceram pontos turísticos da cidade, a sede da Nielsen e as lojas Meijer, Costco, Walmart, Trader Joe’s, Mariano’s e Whole Foods. Teve tempo ainda para palestra sobre processos colaborativos e discussão em grupo sobre as experiências do dia a dia. “O interessante foi que as análises trazidas pela Nielsen conceituaram de uma forma bem legal as visitas técnicas que realizamos. Deu para ver nas lojas, na realidade, tudo o que vimos em números”, elogiou Palimércio.
Já o supermercadista e diretor da APAS Regional Marília Placídio Messias Filho ressaltou o combate à ruptura como um dos trabalhos em maior destaque realizado pelos empresários americanos. “Lá, a ruptura é fortemente combatida. As próprias gôndolas são inclinadas, o que permite que o produto se mova sozinho, preenchendo o espaço da frente”, disse.
O presidente da APAS João Galassi, o superintendente Carlos Corrêa, o gerente de Marketing da entidade Fabiano Benedetti e o consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) João Carlos Lazzarini também acompanharam a caravana. Esta foi a primeira experiência de viagem técnica internacional organizada pela associação.
A cobertura completa da viagem internacional será publicada na edição de julho da Revista Acontece APAS.

