Um misto de ansiedade e boas perspectivas norteiam o sentimento dos participantes da Viagem Técnica Internacional APAS 2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de agosto, em Nova York (Estados Unidos). Na oportunidade, os executivos realizarão visitas técnicas monitoradas a lojas modelos do varejo norte-americano, cujo objetivo é absorver novos conhecimentos e conhecer as novidades de um mercado tão importante no âmbito mundial.
Nilton Cesar Orsi, diretor do Nilton Cereais Supermercados e também vice-diretor da APAS Regional Araçatuba, com lojas nas cidades de Mirandópolis e Andradina (interior de São Paulo), ressalta a importância da viagem para o seu crescimento profissional e pessoal. “Trata-se de um intercâmbio cultural que representa uma bagagem de vida imensurável, capaz de abrir a mente para oportunidades antes obscuras”. Ele ainda complementa: “Será uma boa oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre o setor varejista local e a cultura norte-americana, além de estreitar a amizade com todos os participantes da viagem”.
João Fernandes d’Almeida Filho, da empresa parceira da APAS, Singular Partners, segue a mesma linha de raciocínio e destaca o entusiasmo com esta oportunidade. “A expectativa é somar conhecimentos e estar conectado ‘in loco’ com diferentes experiências de gestões”. Segundo ele, o conhecimento acerca da logística, operação, qualidade dos produtos, atendimento e serviços oferecidos, além do mix de produtos, agregará muito à rotina de trabalho aqui no Brasil. “Esta experiência representa também os fatores novidade e inovação”, completa.
A Viagem Técnica APAS Nova York 2013 contará com o patrocínio da Consinco, empresa fornecedora de software de gestão corporativa (ERP) para varejistas, atacadistas e distribuidoras. O diretor comercial da companhia, Sílvio Sousa, acompanhará o grupo nos Estados Unidos.
Confira, abaixo, algumas redes de varejo a serem visitadas pelos associados:
Trader Joe’s
A rede conta com aproximadamente 365 lojas (12 em Nova York), espalhadas por 25 estados norte-americanos. As lojas, normalmente pequenas, porém com muitos checkouts e filas enormes, não parece incomodar os clientes. A história do Trader Joe’s nos remete a 1958, quando ainda se chamava Pronto Markets e operava pequenas lojas de conveniência.
Em 1967, o fundador decidiu mudar o nome, Trader Joe’s, e a forma de fazer negócios: lojas maiores, decoradas com madeira e elementos que remetiam a um entreposto de comércio; funcionários com uniformes floridos; preços baixos; além de um sortimento inovador, com produtos difíceis de encontrar, sob a marca “Trader Joe”.
Site oficial: http://www.traderjoes.com
Wakefern
Fundada em 1946, a empresa é, hoje, a maior cooperativa de supermercados dos Estados Unidos, sendo um excelente exemplo de associativismo. A empresa opera em supermercados sob a marca “Shoprite” e lojas semelhantes à Aldi sob a marca “Pricerite”. Além destas operações no setor do varejo, a Wakefern atua como distribuidora no atendimento a outros supermercados.
Site oficial: http://www.wakefern.com/
Wegmans
A rede conta com 79 lojas, sendo 47 no estado de Nova York. É considerado pelos consumidores o melhor supermercado dos Estados Unidos (fonte: Consumer Report). Fundada em 1916, a empresa tem figurado entre as melhores empresas para se trabalhar nos últimos 16 anos. Em Janeiro de 2013, por exemplo, a Wegmans ocupava a 5ª posição, à frente de outros varejistas considerados ícones do capitalismo consciente: The Container Store, Whole Foods e Starbucks.
Site oficial: http://www.wegmans.com/