A vice-diretoria de Responsabilidade Social da APAS realizou na tarde desta terça-feira (10 de maio) o Evento Feminino da APAS 2011, que reuniu cerca de 300 esposas de supermercadistas no Expo Center Norte, em São Paulo, para apresentação de projetos e parcerias e, como já é tradicional no encontro, para o compartilhamento de momentos descontraídos.
Leia mais: APAS participará de campanha contra câncer de mama
A primeira surpresa do evento ficou por conta dos cantores do quarteto Cine Show, que deixaram as bandejas de lado e, ainda com aventais, cantaram músicas como “Tell me more”, do filme Grease, que levantaram a plateia.
Na sequência, uma apresentação de Eduardo Luz, vice-presidente de personal care da Unilever, impressionou as convidadas ao revelar que, no Brasil, menos de 15% das mulheres se descrevem como belas. “A tecnologia cria mulheres irreais para as campanhas de beleza e isso afeta a percepção feminina. Em 2004 fizemos uma pesquisa com mulheres de 20 países e, no Brasil, apenas 6% das entrevistadas se consideravam belas. De lá para cá, desenvolvemos campanhas pela valorização da real beleza e esse número passou, em 2010, para 14%”, disse Luz, que presenteou algumas convidadas com um dia no SPA.
Outra surpresa da noite foi o anúncio da parceria entre a vice-diretoria e a ONG Orientavida para a promoção da campanha Pense Rosa, de conscientização sobre a importância da mamografia na detecção precoce do câncer. “Vamos conversar sobre as atividades no decorrer do mês, mas já há algumas ações previstas para outubro”, contou Maria Celeste de Castro Chad, idealizadora da ONG.
Além da campanha, a vice-diretoria, comandada por Suzana Sanzovo, também apresentou os projetos Mãos Feitas, que oferece cursos de manicure para mulheres carentes; Forno e Fogão, com receitas e técnicas de manipulação de alimentos; Ação de Arrecadação, que, em parceria com a ONG Canto Cidadão, recolhe alimentos e produtos excedentes dos estandes da Feira APAS e doa para entidades sociais; e Vaga Certa, voltado para a capacitação de jovens carentes.
“O Vaga Certa, que atende a lei da aprendizagem e dá oportunidade para os jovens conseguirem o primeiro emprego, é nosso projeto mais novo. Ele teve início em 2009, com o apoio de apenas duas redes de supermercados, hoje conta com a parceria de mais de 15 empresas e já estamos estudando formas de implantá-lo em outras cidades. Então, se vocês tiverem interesse em adotá-lo nos seus municípios, venham conversar conosco”, convidou Suzana.
Após a apresentação dos projetos, coube à atriz Alexandra Richter encerrar o Evento Feminino com a divertida peça “Mini manual de qualidade total para a vida no mundo contemporâneo”.
