A Escola APAS realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, as Visitas Técnicas com os temas “Experiência de compra” e “Varejo baixa renda”. Cerca de 25 supermercadistas de todas as regiões do Brasil, como Chapecó (SC), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Ubatuba (litoral paulista), Cabreúva, Campinas e Fernandópolis (interior de São Paulo), conheceram na prática cases de sucesso e experiências que deram resultado no ponto de venda.
Os professores do GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV, Maurício Morgado e Edgard Barki, acompanharam o grupo, explicando as diferenças e principais características das lojas visitadas, todas na capital. Decathlon, Pão de Açúcar Real Parque, Roldão, Makro, Hipermercado Andorinha e Casa Santa Luzia foram algumas delas.
Para Joana Ramalho, gerente de Marketing dos Mercadinhos São Luiz – 10 lojas em Fortaleza e interior do Ceará – e Bruno Farias, diretor da Rede Compras – cinco unidades em Campina Grande – a experiência valeu a pena. “É sempre bom conhecermos outros tipos de loja, como as de formato atacarejo, também voltada para o público baixa renda. Às vezes uma ação que deu certo pode ser aplicada em nossas lojas”, afirma Joana.
Experiência
Os supermercadistas ficaram surpreendidos com o tamanho do Hipermercado Andorinha (zona norte), fundado em 1974 e hoje com 5,6 mil metros quadrados de área de vendas, 84 checkouts, estacionamento com mil vagas cobertas e 980 funcionários. O diretor Amauri Gouveia e o seu filho Raphael levaram os participantes para conhecer toda a loja, depósito e as obras de ampliação.
Entre os supermercados que marcaram presença estavam Safra, Castanha, Trevo, Chaves Miranda, Serve Todos, Brasão, Tok Leve e Aquarius – estes últimos dos diretores da APAS Distrital Sul e Regional Vale do Paraíba, Alessandro Ibiapina e José Lindolfo Candinho, respectivamente.