A Escola APAS iniciou ontem (27 de abril), no Novotel Ibirapuera, em São Paulo, a terceira edição das Visitas Técnicas, com um workshop voltado para diretores e gerentes de supermercados, associados ou não à APAS.
Cerca de 20 supermercadistas de todas as regiões do Brasil, como Maceió (AL), Volta Redonda e Angra dos Reis (RJ), São José do Rio Preto, Campinas e Jaú (interior de São Paulo), debateram temas sobre tendências de consumo e o impacto no resultado da loja; Café: um novo olhar para uma categoria tradicional; gestão do mix de produtos; gestão de perdas e quebras; e visual merchandising e layout.
Consultores renomados do varejo como Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial; Nathan Herszkowicz, presidente do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP) e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Gustavo Adolfo Ayala, consultor de Marketing e diretor da ABL Sistemas e Automação Comercial e Olegário Araújo, gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen, apresentaram os conceitos e tendências do mercado varejista.
Participantes como Lauro Bianchi da rede Laranjão, trocaram experiências que deram resultado no ponto de venda. Para Lauro, que faz inventário em suas lojas três vezes ao ano, é muito importante saber como esta seu estoque, para identificar as perdas e poder combatê-las.
No último dia das Visitas Técnicas (28 de abril), os supermercadistas conhecerão na prática algumas experiências de sucesso e modelos de negócios em lojas da capital paulista. Serão visitadas as lojas Dia % (unidade Moema), Mambo (Brooklin), a Emex Nutrição Orientada (Brooklin) e Galeria dos Pães (Jardim Paulista).