O volume de cheques devolvidos a cada mil compensados, no País, aumentou no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2007. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano foram devolvidos 19,3 cheques por falta de fundos, a cada mil compensados, enquanto no início de 2007 foram 19,0 cheques devolvidos por mil, o que significou um crescimento de 1,6% no período.
De acordo com o Indicador Serasa de Cheques sem Fundos, foram devolvidos, nos dois primeiros meses deste ano, 4,66 milhões de cheques em todo o País, dentre 242,35 milhões de cheques compensados. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2007, foram 5,01 milhões de devoluções de um total de 263,05 milhões de cheques compensados.
Segundo os técnicos da Serasa, a inadimplência com cheques subiu devido ao maior endividamento do consumidor, que vem parcelando suas compras com pré-datados em prazos mais longos, desde o Dia das Crianças do ano passado. Em 2008, o acúmulo de dívidas e as pressões das despesas sazonais de início de ano (IPVA, IPTU, etc) impactaram o orçamento do consumidor acima do verificado no mesmo período do ano passado.