O Wal-Mart Brasil adotou um programa que visa reduzir o uso de sacolas plásticas em suas lojas em 50% em cinco anos. Segundo a rede, a iniciativa envolverá ações em todo o mundo e os países da operação internacional terão estratégias adequadas a cada realidade e cultura. “No Brasil, temos um programa de sustentabilidade estruturado. A redução das sacolas faz parte do nosso desafio e estamos otimistas quanto a atingir essa meta no menor tempo possível”, afirma Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.
Segundo a empresa, os esforços poderão reduzir o consumo de energia ao equivalente a aproximadamente 678.000 barris de petróleo por ano e reduzir as emissões de gás carbônico em 290.000 toneladas por ano – o que representa a retirada de 53.000 carros das ruas.
No Brasil, algumas ações estão em andamento e já colaboram para a redução no uso das sacolas. Uma delas são as sacolas retornáveis feitas em algodão cru, desde maio de 2008, em São Paulo e Curitiba. Em quatro meses, mais de 150 mil sacolas foram vendidas. Na última semana, a novidade chegou à Região Metropolitana de Porto Alegre e, em três dias, mais de 35 mil sacolas foram vendidas. Até novembro, a sacola estará disponível em todas as lojas do Wal-Mart Brasil. O grande volume e a procura mostram que o consumidor está cada vez mais consciente do seu papel na preservação ambiental.