Em 2009, a rede norte-americana Wal-Mart irá implementar o modelo de negócio de “atacarejo” – mistura de atacado e varejo – no mercado da Índia, país que hoje está sob o comando de Vicente Trius, executivo que presidiu por vários anos a varejista no Brasil. Além da Índia, ele também responde pelos negócios no Japão e na China. A primeira unidade Maxxi será aberta no primeiro trimestre de 2009, em parceria com a Bharti, uma das empresas do magnata indiano Sunil Bharti Mittal.
Marcelo Vienna, vice-presidente responsável pelo Maxxi no Brasil, torce para que a nova rede na Índia seja batizada com a marca brasileira. No entanto, para os indianos, o nome não foi bem aceito e a empresa deve fazer outra escolha. Além disso, serão necessárias adaptações para exportar o modelo à Índia: diferentemente daqui, onde as lojas de “atacarejo” atendem tanto aos pequenos comerciantes como os consumidores finais, na Índia elas serão voltadas apenas para as pessoas jurídicas. Isso porque o governo indiano proíbe que grupos estrangeiros atuem no varejo – por enquanto, o país só abriu o mercado no setor de atacado.
Fonte: Jornal Valor Econômico