O Wal-Mart Brasil abre hoje as portas do seu hipermercado ecoeficiente. No bairro de Campinho, zona norte do Rio de Janeiro, a loja reúne, pela primeira vez, o maior número de iniciativas sustentáveis já implementadas nas construções da empresa. Entre elas, destaque para paredes com blocos de isopor na fachada; letreiro com lâmpadas LED, mais econômicas e duráveis; uso de energia solar e uniformes feitos de garrafa PET recicladas.
Segundo a empresa, foram investidos R$ 52 milhões, parte para viabilizar as ações sustentáveis que o hipermercado apresenta. A expectativa é reduzir no mínimo 25% o consumo de energia e 40% o de água. A nova unidade possui 6.000 metros quadrados de área de vendas, 28 check-outs, vagas de estacionamento para 385 veículos e emprega 350 pessoas.
Os resíduos coletados pela estação de reciclagem da loja, parte do projeto “Estações de Reciclagem Wal-Mart Coca-Cola” implantado em 235 lojas do País, é destinado para cooperativa de catadores que atuam localmente, contribuindo para a geração de renda e inclusão social.
Além disso, os funcionários foram treinados pelo Instituto Akatu sobre consumo consciente para entender o impacto da iniciativa da loja. “Algumas das ações sustentáveis não são visíveis para o cliente, mas tem grande impacto ambiental”, afirma Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.
Serviço:
Inauguração do Wal-Mart Campinho
Horário de funcionamento: das 7h às 22h, de segunda a domingo
Data: 03.12.2008 (4ª feira)
Endereço: Rua Ernani Cardoso, 350 – Campinho
Rio de Janeiro/RJ