O grupo norte-americano Wal-Mart, maior rede de varejo do mundo, anunciou ontem que pretende investir no Brasil, no próximo ano, entre R$ 1,6 e R$ 1,8 bilhão. O valor representa a maior cifra aplicada pela empresa desde que iniciou suas operações no País há 14 anos. Serão abertas entre 80 e 90 lojas, que deverão empregar cerca de 10 mil pessoas.
Para o presidente do Wal-Mart no Brasil, Hector Núñez, o país, com quase 200 milhões de habitantes, é altamente estratégico com potencial crescente da classe média, que atualmente representa 53% da população.
Nos últimos quatro anos, a companhia investiu cerca de R$ 3 bilhões, e apenas neste ano investirá R$ 1,2 bilhão na abertura de 36 pontos-de-venda, gerando 7.100 novos empregos diretos e 27.000 indiretos. Atualmente, a empresa conta com 318 lojas e nove bandeiras operadas no mercado nacional – Wal-Mart Supercenter, BIG, Hiper Bompreço, Bompreço, Nacional, Mercadorama, Todo Dia, Maxxi, Sam´s Clubm – em 17 estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. O quadro de funcionários atinge 70.000 pessoas.