Alinhado com o plano global de sustentabilidade, que tem entre os desafios envolver os fornecedores no desenvolvimento de produtos sustentáveis, o Wal-Mart Brasil lançou cobertores produzidos com o fio de poliéster feito 100% de fibra de PET. A nova coleção de inverno, da marca própria Select Edition e Simply Basic, já está nas lojas das regiões Sudeste e Sul do País. Além de preservar o meio ambiente, a produção dos cobertores envolve o trabalho de cooperativas de catadores, que recolhem cerca de 800 toneladas de garrafas PET por mês.
Para o diretor de marcas próprias do Wal-Mart Brasil, Fábio Cyrillo, os produtos ecológicos fazem com que os clientes, ao efetuarem a compra, apóiem iniciativas de sustentabilidade como essa, que retira milhares de garrafas PET das ruas e evita que virem lixo. A produção de um cobertor, por exemplo, elimina do meio ambiente cerca de 200 garrafas PET, sendo que até agora, já foram aproveitadas mais de 115 milhões de garrafas por mês.
A empresa tem hoje 23 marcas próprias em várias categorias, de produtos de higiene a eletrônicos. As embalagens de hastes flexíveis e de cereais matinais, por exemplo, são certificadas pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC), o que garante que o papelão provém de florestas de reflorestamento. De acordo com Cyrillo, a meta é, até 2009, ter 100% das embalagens dos itens de marca própria sustentáveis.