O Grupo Wal-Mart, maior grupo varejista do mundo, sinalizou a intenção de crescer na Rússia e no leste europeu, ao anunciar que recrutou Stephan Fanderl, um executivo alemão do setor de varejo, para explorar oportunidades na região. Fanderl, que trabalhava anteriormente para a Rewe, um grupo varejista alemão, será o presidente do Wal-Mart para os mercados emergentes do leste da Europa.
A imprensa russa tem divulgado especulações de que a companhia estaria em busca de potenciais sócios na região. Existe a possibilidade de parceria entre o Wal-Mart e o maior grupo varejista da Rússia, a X5, que também já teve contatos com a britânica Tesco e com o francês Carrefour. O mercado na Europa é uma preocupação para a companhia, já que grandes grupos e os principais concorrentes do Wal-Mart, como Tesco, Metro e Carrefour, cresceram nessa região na década de 1990, após o fim da Guerra Fria. O Carrefour, por exemplo, deverá abrir dois hipermercados em Moscou e Krasnodar, no quarto trimestre deste ano, e mais cinco em 2009.
Um dos motivos para o Wal-Mart estar cada vez mais interessado em uma expansão fora dos Estados Unidos é que o mercado americano está alcançando o seu ponto de saturação. Este ano, a taxa de crescimento das lojas internacionais vai superar o percentual de expansão das unidades dos EUA pela primeira vez na história da companhia. Esse desempenho está sendo puxado por América Latina, Canadá e China. Além da Rússia, outro novo mercado que está no radar do grupo é a Índia. A rede deve abrir neste ano suas primeiras lojas atacadistas em território indiano.
Fonte: Jornal Valor Econômico