O Wal-Mart Brasil promoveu em 9 de junho o evento “Diálogo Wal-Mart para a Sustentabilidade – Compromisso com as Cadeias Produtivas e Redução de Embalagens”, no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. Participaram do encontro, cujo objetivo foi discutir práticas empresariais voltadas às cadeias produtivas e à redução de embalagens, cerca de 200 especialistas no assunto, representantes do Ministério do Meio Ambiente, ONGs e fornecedores.
O evento foi composto por painéis e workshops sobre práticas sustentáveis. Um deles, o painel de Embalagens, reuniu Daniela Di Fiori, vice-presidente de Sustentabilidade da rede varejista; Guilherme de Castilho Queiroz, pesquisador do CETEA/Ital – Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos; Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem; e Adalberto Marcondes, editor da ONG Envolverde, que mediou o debate.
Em palestra ao público, Rogério Ruschel, do Instituto Envolverde, falou sobre o mercado de embalagens e as ações para diminuir a pegada ecológica. “Para reutilizar embalagens, reduzir o uso e reciclar materiais pós-produção, é necessário um esforço conjunto entre o poder público, fabricantes de embalagens, indústria, comércio varejista, pesquisadores, consumidores e a população em geral”, afirma.
O “Diálogo Wal-Mart para a Sustentabilidade” é uma iniciativa da varejista no Brasil com o objetivo de construir com a cadeia de suprimentos global atitudes empresariais mais sustentáveis. O primeiro deles ocorreu em maio, em Brasília, com o tema “Compromisso com a Amazônia”, sendo que o ciclo de debates culminará no “Pacto para a Sustentabilidade”, a ser realizado no próximo dia 23 de junho, no Grand Hyatt São Paulo, onde será abordada a construção da cadeia de suprimentos do futuro.

