Após a suspensão dos contratos com os frigoríficos que atuam no Estado do Pará e abatiam gado criado em área de desmatamento, a rede norte-americana Wal-Mart exigiu que seja instaurado um processo de auditoria independente no prazo máximo de 30 dias. O objetivo é fazer com que as empresas fornecedoras de carne bovina apresentem relatórios auditados sobre a procedência dos seus produtos.
A medida acontece em meio à decisão da rede de, ainda este ano, reduzir a dependência de fornecedores, seguindo assim os passos do Grupo Pão de Açúcar, que já possui a linha de carnes da marca Taeq. A empresa planeja lançar uma marca exclusiva de carnes, depois de fechar contrato com pecuaristas no Estado do Mato Grosso.
De acordo com Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil, o projeto é lançar uma versão do programa Clube dos Produtores que englobe apenas pecuaristas. A iniciativa fomenta o desenvolvimento da agricultura familiar com mais de 4,3 mil fornecedores de frutas, legumes e verduras. Em relação ao plano para a marca exclusiva, que deverá ser apresentado ao mercado nos próximos meses, o executivo garante que a intenção não é rescindir contrato com os grandes frigoríficos.
