Símbolo do conceito de hipermercado, onde se vende absolutamente tudo, o Walmart está prestes a mudar. A rede deverá inaugurar, nos próximos meses, cerca de doze lojas pequenas em grandes centros urbanos dos EUA, como Manhattan, em Nova York. De acordo com a reportagem do Wall Street Journal, as novas lojas terão cerca de um quarto do tamanho das lojas convencionais da rede.
O movimento faz parte da estratégia do grupo de conquistar a nova classe média americana que, ao contrário do que ocorre no Brasil, é oriunda da recessão. Trata-se de famílias que vivem em grandes cidades e tiveram sua renda reduzida devido à crise financeira.
Justamente por viver em grandes centros, esse público costumava fazer compras em pequenos mercados locais próximos de sua vizinhança. Ao praticar preços mais convidativos, o Walmart acabou atraindo esses consumidores – que passaram a fazer compras no subúrbio, onde estão localizadas as grandes lojas.
Segundo Bill Simom, presidente do Walmart dos EUA, deverão ser inauguradas cerca de 40 pequenas lojas nos próximos anos, inspiradas nas operações menores da rede na América Latina, como a rede Todo Dia, no Brasil.
Fonte: Veja.com
