Faltam pouco mais de duas semanas para a Copa. Tempo da torcida e da cidade se vestir de verde e amarelo. Para quem acha que o clima para o maior evento esportivo do mundo está meio morno, saiba que chegou a hora de virar esse jogo. No Walmart Brasil, os preparativos para o mundial começaram em 2012. Fez parte da estratégia da rede pesquisar a experiência da companhia em eventos anteriores, em países sede que está presente. Foi o caso da África do Sul 2010.
“Nossa experiência em outros países em eventos anteriores foi decisiva para o nosso planejamento estratégico. O histórico dos mundiais mostra que a população entra totalmente no clima faltando 15 dias antes do campeonato”, revela Charles Knapp, diretor comercial do grupo varejista. Entre os itens campeões escalados, a rede aposta em uma nova marca criada especialmente para reunir todos os produtos a serem comercializados nas lojas.
“Na categoria bazar, optamos pelo desenvolvimento de uma marca alusiva à Copa do Mundo. Brasil é o logo oficial do Walmart para o evento, que contou com o desenvolvimento de uma arte exclusiva e padrão para todos os suvenires. O objetivo é oferecer aos clientes uma boa opção de produtos para comemoração dos jogos em casa ou nos estádios, além de ser uma opção para aqueles que visitarão o País e quiserem levar uma lembrança do evento”, revela Knapp.
Foram desenvolvidos 61 itens, entre bandeiras, cornetas, petisqueira, camisetas até poltrona inflável. Ao todo, entre itens exclusivos, licenciados e temáticos, serão 1 milhão de unidades comercializadas da segunda quinzena de abril ao final da Copa. Esses itens sazonais devem ser responsáveis por registrar um incremento nas vendas da categoria em 25% no período, em relação a um mês normal de vendas. “Será um momento único no ano para o departamento e, por isso, a aposta foi tão grande”, explica Knapp. O mix completo da Copa chega às lojas no final desta semana.