O grupo Walmart está com a atenção voltada para mais um segmento do varejo on-line: a comercialização de medicamentos. O presidente da empresa no Brasil, Hector Nuñez, afirmou que já começou a avaliar o lançamento de uma farmácia pontocom no país. Se concretizada a idéia, o grupo seria a primeira grande cadeia de hipermercados a vender produtos farmacêuticos pela Internet no Brasil.
As grandes varejistas – Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour – avançam a passos largos no varejo de medicamentos. O setor de farmácias, que ainda é dominado por pequenas lojas independentes, está passando por uma forte transformação no país desde a introdução do regime de substituição tributária e da nota fiscal eletrônica, o que permitiu ao governo intensificar a fiscalização sobre as empresas.
“O segmento de farmácias está entre as prioridades de investimento do Walmart no Brasil”, afirmou Nuñez. O apetite pelo varejo farmacêutico é tão grande que serão abertas, em 2009, 100 drogarias em novas lojas e nas que já estão em operação Destas, 42 já foram inauguradas. Na rede física, a multinacional já possui 260 drogarias.
O varejo de medicamentos é um mercado conhecido para o Walmart nos Estados Unidos, onde o grupo possui uma agressiva política de preços. Lá, a rede vende medicamentos genéricos por US$ 4. O mesmo programa foi trazido para o Brasil, onde as farmácias do Walmart vendem, por R$ 9,90, uma lista de 500 medicamentos genéricos.
Fonte: Jornal Valor Econômico
