No dia 13 de novembro, o Walmart Brasil lançou o Clube dos Produtores – programa de apoio à produção, qualificação e comercialização de alimentos de pequenos e médios agricultores – na região Centro-Oeste. A iniciativa, que reúne 162 produtores da agricultura familiar, será responsável por inserir 120 produtos, entre hortifrúti, pães e doces artesanais, nas lojas do Walmart de Brasília e Goiás.
Segundo o vice-presidente do Walmart Brasil, Alain Benvenuti, esta parceria proporciona um escoamento de maior quantidade de produtos com valor agregado, além de trazer conhecimento aos produtores. “Eles recebem informações para obter a melhor produtividade, qualidade e menor custo. Assim, ganha o produtor, que recebe mais, e ganha o cliente, que paga menos em produtos com qualidade garantida e auditada”, completa.
Há 11 anos no mercado, o programa abrange 426 municípios em 13 estados do País e conta com mais de 10 mil famílias de produtores rurais, por meio da comercialização direta dos produtos nas lojas da rede. Nos últimos cinco anos, a compra de produtos dos associados do Clube por parte do Walmart Brasil aumentou em média 15% ao ano. Hoje, os produtos do Clube dos Produtores já representam mais de 17% das vendas do setor de hortifrúti da rede.
Para fazer parte
O produtor passa por uma avaliação em alguns aspectos, tais como a origem e qualidade da matéria-prima; respeito ao meio ambiente; responsabilidade social; qualidade da água e cumprimento da Legislação Sanitária e Fiscal. Neste contexto, o Walmart dá auxílio técnico e faz vistorias frequentes para garantir o cumprimento dos pré-requisitos. “Nós priorizamos o cadastro de pequenos produtores, que utilizem mão de obra familiar na produção, ou cooperativas que estejam inscritas em programas nacionais para Agricultura Familiar”, explica Benvenuti.
Para mais informações, acesse o link http://www.walmartbrasil.com.br/sustentabilidade/produtos-sustentaveis/clube-dos-produtores/.
Sobre o Walmart
O Walmart Brasil opera, hoje, com 550 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 estados brasileiros (além do Distrito Federal). A rede conta com nove bandeiras, entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia).