Ser suprido por 100% de energia renovável. Este é o objetivo do Grupo Walmart dentro do pilar de Clima e Energia – um dos três (ao lado de Resíduos e Produtos mais Sustentáveis) entre os quais a empresa estrutura suas metas de sustentabilidade. Com esse alvo em vista, a companhia recentemente passou a ter lojas alimentadas com energia renovável comprada no mercado livre.
De acordo com o grupo varejista, oito unidades integram a iniciativa hoje, e a elas irão se somando outras gradativamente, até que se alcance o total de 51 no final de 2012. Com a medida, a estimativa é de que a empresa tenha suas contas de energia reduzidas em até 13%. Também muda a frequência de uso dos geradores a diesel, que passam a ser utilizados apenas em emergências – opção que diminui a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos.
Lançado em 1995, o mercado livre de energia abasteceu cerca de 28% do consumo de eletricidade do Brasil em 2011, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).
